Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

A inveja

A inveja é um sentimento (sim, é um sentimento) pois até os maus têm sentimentos. Ela faz parte do cotidiano de muita gente e, por vezes, está muito bem oculta.
É difícil falar da inveja pelo fato de existirem vários tipos dela. Porém, farei uma breve avaliação sobre tal assunto.
Por que as pessoas sentem inveja? Quem é invejado? Como fazer para ser invejado?  Como reconhecer um invejoso? Como fazer para se afastar de pessoas invejosas? Os invejosos conseguem o que querem?
É complicado responder, posto que não a sinto. Todavia, a "vejo" muitas vezes ao meu redor. Com base nisso, acho que muitas pessoas sentem inveja por se sentirem inseguras. Não têm confiança na pessoa que são e só conseguem enxergar as qualidades alheias. Por vezes chegam a difamar os invejados. Isso acontece pelo fato de almejarem estar nos lugares deles. Seja por razões de inteligência, de beleza, de amigos, por causa de namorado/namorada ou qualquer outra razão. Tudo isso faz brotar o desejo da cobiça das coisas do próximo, da vida alheia.
Invejados são vários "modelos" de pessoas. Vários perfis diferentes: o jogador de futebol milionário que o falido chama de sem estudo; a top model que a reprovada no concurso chama de palito; a inteligente que a repetente chama de nerd ou até pessoas sem esses atributos. Enfim, geralmente são pessoas que destacam-se em algum âmbito, que geralmente chamam atenção por algo. Nem sempre tais pessoas são famosas ou populares. Às vezes pode ser até o "excluído" da classe, o que sofre bullying. O que importa é que elas têm algum atrativo que, ao invés de ser apreciado em um nível comum e elogiado, é demasiadamente apreciado, ou seja, é invejado.
Digo que não é bom ser invejado. Mas como assim, não é bom ter todos aos seus pés? Aí está: ser invejado não significa ser amado. O amor não é invejoso. Ou seja, na primeira chance que tiver, o invejoso tentará apunhalar você pelas costas, posto que ele é fraco demais para "bater de frente"; está à espreita de criar um grupo ou um elo com pessoas que sintam o mesmo que ele para que possam "derrubar o oponente". Por isso, fique esperto.
Reconhecer um invejoso nem sempre é tarefa fácil. Tirei esta conclusão com base no muito que já presenciei. Ele tem várias personalidades ao mesmo tempo e, no final, não tem nenhuma. Existem vários invejosos, desde o ciumento até aqueles que chegam a cometer crimes por inveja.
Muitas vezes o invejoso está próximo a você. A explicação disso é que ele busca se aproximar e, por vezes, tornar-se um "grande amigo" seu para poder obter seus segredos e diversas informações.
 Posso dar umas dicas de exemplos típicos de pessoas invejosas:

- Se for alguém muito próximo, pode pegar suas manias. Como por exemplo, de mexer no cabelo a todo instante ou de falar imitando seu modo. Até mesmo de digitar igual a você.

- Cria um gosto estilístico parecido com o seu: aparece com roupas parecidas, sapatos parecidos, presilhas parecidas. Às vezes até brincos, aneis, colares, relógios ou pulseiras ele imita.

- Faz muitos elogios a você. Bajula como fala. Ou seja, a cada 10 palavras dele, 11 são bajulações.

- Se for alguém que não é próximo, como, por exemplo, um 'oponente' declarado, muitas vezes quando se encontram joga olhares pesados. Olhares cheios de ira e sentimentos perversos.

- Fala mal de você: do seu jeito de andar, do seu cabelo, da sua roupa, das suas unhas. Porém, não dos seus amigos: desses ele tenta se aproximar, para que você fique isolado. Não deixe!

Esses foram alguns exemplos. Venho lembrar que às vezes é fácil identificar uma pessoa mal intencionada pelo fato dela ser boa demais ou ruim demais com você. Lembre-se que exceções existem. Todavia, na maior parte dos casos as descrições acima correspondem com as pessoas que são inseguras.

Para se afastar de um invejoso você precisa primeiro reconhecê-lo. Dado o primeiro passo, vá cortando relações. Não vale a pena estar com gente assim. Procure boas influências, pessoas dignas de seu amor ou de sua amizade. Pessoas que não queiram ser você a qualquer custo.

Como disse em uma postagem anterior, acredito no bem e no mal. Fato é que mentiroso pratica maldade muitas vezes. Não acredito que eles possam ser felizes. Eles são insatisfeitos com a pessoa que são e, por isso, acho difícil que possam conseguir o que querem. Ser você eles não conseguirão, porém conseguirão seus amigos, seu namorado/namorada, tirarão o sorriso do seu rosto e outros atributos seus se você deixar. Estão na espera de um erro seu. Querem que você brigue com um amigo, inventam boatos. Outros fazem tudo por debaixo dos panos. Esses são os piores, pois o golpe é inesperado, lento e eficaz, como o veneno de uma cobra, por vezes. Mas, nem sempre. Não deixe seu mundo desabar. Seja uma pessoa que não fala mal dos outros "de graça". Ignore críticas maldosas. É o que os inteligentes fazem com coisas indiferentes. Ser ignorado dói mais do que ouvir uma resposta colérica. Acredite. Outra dica: seja sincero e mantenha vínculos de amizade com quem você gosta e com quem gosta de você. Nada de andar com fulano para ser popular, isso é moda. Quem está no mesmo barco, no mesmo barco afunda. Digo e repito: tenha personalidade. Fale por si. Se alguém olha torto para você, não se intimide. Mas também não xingue, não grite, não bata, não brigue. Acima de tudo, perdoe. Converse com a pessoa e diga em um tom normal e coerentemente que não gostou de tal atitude dela (se ela tiver realmente praticado algo) e peça que pare. Se imponha. Dica final: não seja como eles. Não tenha ódio. Goste ou pelo menos tente gostar até daqueles que espreitam seus passos. O mundo anda, a humanidade aqui está. Claro, ainda existem pessoas boas. Seja uma e passe essa mensagem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário